CINEMA

O objetivo do Cinema do Espaço Imaginário é propor ao público a exibição de filmes gratuitos de difícil acesso, antigos ou contemporâneos. Geralmente as exibições são seguidas de debates. O Espaço disponibiliza também revistas e livros de cinema para livre consulta. Além de mostras temáticas, são propostas exibições ao ar livre na fachada do Espaço Imaginário





29 e 30/03/2013, 20:00 h
Mostra Panorama Coisa de Cinema
Exibição de 6 curtas-metragens escolhidos pelos curadores do “8° Panorama Coisa de Cinema”, Marília Hughes e Cláudio Marques, entre a competitiva nacional e a competitiva bahiana.
 


Dia Estrelado, Nara Normande, PE, 17', Cor, 35mm, 2012
Em uma região inóspita, um menino e sua família lutam por sobrevivência.
Dizem Que Os Cães Vêem Coisas, Guto Parente, CE, 13', Cor, Digital, 2012
Um presságio, fragmento de tempo apenas, porque logo o homem gordo, de ventre imenso, saltou dentro da piscina com o copo de uísque na mão.

A Mão Que Afaga, Gabriela Amaral Almeida, SP, 19', Cor, 35 mm, 2012
No aniversário de 9 anos de seu único filho, Lucas, a operadora de telemarketing Estela planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.
 
Menino Do Cinco, Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, BA, 20', Cor, Digital, 2012
Ricardo finalmente encontra um amigo, mas ele não pode ser seu.
Pra Eu Dormir Tranqüilo, Juliana Rojas, SP, 15', Cor, 35mm, 2011
Luís é um garoto de 8 anos que está lidando com a morte de Dora, sua babá. Certa noite, Dora reaparece em seu armário dizendo que voltou para cuidar dele. Agora o garoto terá que fazer grandes esforços para manter Dora ao seu lado.
O Cadeado, Leon Sampaio, 12', Cor, Digital, 2012
Escola pública, zona rural. Um cadeado bloqueia a entrada de alunos e professores














19/02/2013, 21:00h,
“O Céu Sobre os Ombros” de Sergio Borges,72 min, Brasil, 2011.  
Classificação indicativa: 16 anos
 O CÉU SOBRE OS OMBROS conta a história de três pessoas anônimas, comuns. São histórias inventadas pela vida, pelos personagens, pelo filme, de pessoas que vivem num contexto entre o cotidiano, o exótico e a marginalidade. O filme é um gesto para revelar o quanto somos todos tão humanos, e quão semelhantes são nossos medos e desejos.

 A sessão faz parte da distribuição alternativa na Rede Nacional de Cineclubes numa parceria firmada entre a Teia (produtora de Minas Gerais), a Lume Filmes, o Cine Mais Cultura e o Conselho Nacional de Cineclubes.

Links: 
http://www.oceusobreosombros.com (site oficial) 












13/09/2012, 19:30h,
"Entreatos:Lula a 30 dias do poder", de João Moreira Salles, 111min, Brasil, 2004.
De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002, a equipe de filmagem acompanhou a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República. O filme revela os bastidores de um momento histórico através de material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais.

CINECLUBE: Filmes politicos







05/09/2012,19:30h
"O Bem Amado”, de Guel Arraes, Brasil, 110min, Brasil, 2010

 Baseado na obra de Dias Gomes,  O Bem Amado conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira, a inauguração de um cemitério. De um lado é apoiado pelas irmãs Cajazeiras. Do outro, tem que lutar contra a forte oposição liderada por Vladmir, dono do jornaleco da cidade. Por falta de defunto, o prefeito nunca consegue realizar sua meta.

CINECLUBE: Filmes politicos

Links:




28/07/2012 18:30 h
"Eu tenho arte", de Jean Pierre Pierotte, 18 min, Brasil, 2009

Performances de três artistas de uma pequena comunidade localizada no interior da Bahia. O que é sertão para os sertanejos? O que é ser atrelado a uma identidade espacial construída por outros? O que é ser artista no sertão contemporâneo? Questões como estas arquitetam os discursos que vão narrando à história de Eu tenho Arte. 

EXIBIÇÃO: Festa de re-abertura do Espaço Imaginário



Links: 









23/07/2012, 21:00h
"Viva São João", de Andrucha Wddington, Brasil, 2001

Durante a turnê do cantor Gilberto Gil pelas festas juninas, vários personagens, cantores e pessoas do público local são entrevistadas, fazendo um paralelo sobre a história das festas de São João e sua importância para a comunidade local.

 Exibição ao ar livre

Links:










28/04/2012, 20:30h
"O Homem que engarraffava nuvens", de Lirio Ferreira, 100 min, Brasil, 2009

A história do baião através da ascensão e queda de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como o "doutor do baião". Responsável por clássicos como "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô", Teixeira atingiu o estrelato nos anos 50 mas foi sempre eclipsado por seu parceiro Luiz Gonzaga. Na década seguinte, com o surgimento da bossa nova, o baião caiu na obscuridade. 

Exibição ao ar livre






24/03/2012, 20:30h
"Moro no Brasil", de Mika Kaurismaki, 105min, Brasil/Finlandia, 2002
 
 Numa viagem exploratória de 4 mil quilômetros por um país que conhece intensamente há uma década, o diretor Mika Kaurismäki se encontra com músicos, cantores e dançarinos dos mais diferentes ritmos, indo muito além do samba e da bossa nova. Kaurismäki deixa que essa riqueza musical fale por si mesma — por meio de histórias pessoais e da apresentação de estilos musicais de diversidade impressionante.

Exibição ao ar livre


Links: 













 09/03/2012, 20:30h
Of Mice and Man (Ratos e homens), de Gary Sinise, 115 min., 1992, EUA.  Filme baseado no livro “Ratos e homens”, de Jonh Steinbeck(1937). Classificação indicativa: 14 anos.
A poucos quilômetros ao sul de Soledad, o rio Salinas desce bem junto ao flanco da colina e corre profundo e verde. Sua água é morna, pois desliza cintilando ao sol por sobre areias amarelas antes de alcançar o estreito lago natural.
Exibição: Cineclube Cinema e Literatuta: interseções entre cinema e literatura
  
 16/03/2012, 20:30h
Morte a Venezia (Morte em Veneza), de Luchino Visconti, 130 min, Itália, 1972.  Filme baseado no livro “Morte em Veneza” de Thomas Mann (1912). 
Numa tarde de primavera do ano de 19..., que meses a fio vinha mostrando ao nosso continente um semblante tão ameaçador, Gustav Aschenbach, ou von Aschenbach, como passara a chamar-se oficialmente desde seu qüinquagésimo aniversário, saíra de sua residência na rua do Príncipe Regente, em Munique, para um longo passeio solitário.       Exibição: Cineclube Cinema e Literatuta: interseções entre cinema e literatura
 23/03/2012, 20:30h
Brazil (Brazil), de Terrie Gilliam, 132min, 1985, Englaterra. Filme baseado no livro “1984”, de George Orwell (1948). Classificação indicativa: 14 anos 
…..ERA UM DIA FRIO E ENSOLARADO DE ABRIL, E OS RELóGIOS batiam treze horas. Winston Smith, o queixo fincado no peito numa tentativa de fugir ao vento impiedoso, esgueirou-se rápido pelas portas de vidro da Mansão Vitória; não porém com rapidez suficiente para evitar que o acompanhasse uma onda de pó áspero. O saguão cheirava a repolho cozido e a capacho de trapos.
 Exibição: Cineclube Cinema e Literatuta: interseções entre cinema e literatura
30/03/2012, 20:30h
A Clockwork Orange (Laranja Mecânica), de Stanley Kubrick, 136 min, 1971, Englaterra. Filme baseado no livro “Laranja Mecânica” di Antony Burgess. Classificação indicativa: 16 anos
…- Qual vai ser o programa, hein?
Tinha eu, quer dizer, Alex e meus três drugues, quer dizer, Pete, Georgie e o Tapado, o Tapado sendo realmente tapado, e nós estávamos sentados no Leite-bar Korova, rassudocando o que fazer da noite, num inverno agitado, preto e gelado, uma merda, se bem que seco. 
Exibição: Cineclube Cinema e Literatuta: interseções entre cinema e literatura
24/02/12- 20hs.
Lira do Delírio de Walter lima júnior, 105 min. Brasil, 1978.
 Os participantes do bloco de carnaval Lira do Delírio se cruzam num cabaré da Lapa carioca, onde o filho de uma dançarina é seqüestrado. Para descobrir o assassino e as razões do crime, ela conta com a ajuda de um repórter policial, que ao mesmo tempo também investiga um homicídio contra um homossexual.
Mostra Cinema e Carnaval
17/02/2012 – 20hs.
Mistério do Samba de Lula Buarque e Carolina Jabor, 88 min. Brasil, 2008. Doc.
A cantora Marisa Monte conduz uma série de entrevistas que formam um painel do cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela, grupo de veteranos artistas de uma das escolas de samba mais populares do Rio de Janeiro.
Mostra Cinema e Carnaval


10/02/2012 – 20hs
Cartola, musica para os olhos de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, 85 min. Brasil.2006 doc.

A história de um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, CARTOLA traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão na construção da memória deste país. O retrato de um homem que se reconstruia com seu tempo. 
Mostra Cinema e Carnaval




03/02/12- 20hs
Orfeu negro de Marcel Camus, 100min. Brasil, França e Itália. 1959.
A jovem Eurídice foge de sua terra e chega ao Rio de Janeiro na época do Carnaval, se envolvendo com o condutor de bonde Orfeu, provocando os ciúmes de sua namorada. Mas como na antiga lenda Orfeu, ela é perseguida pela Morte e ele será capaz de descer aos infernos para tentar resgatá-la.
Mostra Cinema e Carnaval.                                     27/01/12 
 IRACEMA,UMA TRANSA AMAZÔNICA, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 91 min, Brasil, EU, 1976.
A história narrada em estilo semidocumental segue a trajetória de um caminhoneiro e uma prostituta, que viajam juntos pela Rodovia Transamazônica recém-construída. O caminhoneiro, apelidado de Tião "Brasil Grande", fala sempre da sua confiança no progresso do Brasil e de quão bem a construção da rodovia em plena floresta ajudará a isso acontecer.
Mostra Cinema de viagem
20/01/12 
LA VALLÉE, de Barbet Schroeder, 106 min. França,1972.
 
História sobra amor livre, viagens trancedentais em busca do nirvana, experiências alucinógenas e outras cositas mas.
Mostra Cinema de viagem
13/01/12 
BYE BYE, BRAZIL, de Cacá Diegues, 105 min. Brasil, 1979.
  Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas mambembes que cruzam o país com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o acordeonista Ciço e sua esposa, Dasdô, com os quais a Caravana cruza a Amazônia pela rodovia Transamazônica até chegar a Altamira.
Mostra Cinema de viagem
06/01/12 
EASY RIDER, de Dennis Hopper, 94 min. EUA, 1969
Um marco na filmografia de contracultura, e a "pedra-de-toque" de uma geração" que "capturou a imaginação nacional",Easy Rider explora as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal.
Mostra Cinema de viagem
26/11/11 e  27/11/11 - 20 hs RAM DASS, GRAÇA FEROZ, de Mickey Lemle, 93 min. EUA, 2001. O filme parte de um derrame cerebral sofrido por Ram Dass em fevereiro de 1997, que o deixou com uma afasia expressiva (uma debilidade neurológica que dificulta a fala) e dificuldades motoras. Mas para Ram Dass, o derrame que inicialmente o levou ao pânico, ao fazê-lo encarar de frente a morte e a perspectiva de ter que passar o resto da vida confinado a uma cadeira de rodas, foi uma espécie de iluminação, uma Graça Feroz, como ele descreve. Talvez a terceira em sua vida. 
EXIBIÇÃO ESPECIAL
25/11/11 - 20 horas.
A COR DO PARAÍSO, de Majid Majidi, 90mim, Irã, 1999
O filme conta a história de um garoto cego, que vive em um colégio interno apenas para garotos cegos. Nas férias, ele precisa ir para sua casa, mas seu pai é o último a chegar para buscá-lo. O pai e o professor conversam, pois o pai do garoto não quer levá-lo embora, dizendo não saber como cuidar dele depois que sua esposa morreu. Diante da impossibilidade de deixar o garoto na escola, o pai leva-o consigo, pretendendo no entanto mantê-lo oculto dos olhos dos moradores de sua cidade, pensando que o filho cego pode impedi-lo de realizar seu casamento que já está programado com uma jovem de uma tradicional família islâmica. 
MOSTRA PRÉ-VESTIBULAR
filmes selecionados para os vestibulares da UFBA e UESB           
18/11/11 - 20 horas.
TERRA ESTRANGEIRA, de Walter Salles, 100min, Brasil,1996.
O filme trata da solidão vivida pelos imigrantes. Conta a história de Paco, que deseja conhecer a terra de sua mãe. Após a morte dela, e sem dinheiro após o confisco promovido por Collor, Paco aceita entregar um pacote misterioso, a pedido do também misterioso Igor, em Portugal, em troca do custeio da viagem. Após perder o pacote, ele encontra-se com a Alex, brasileira que trabalha como garçonete em Portugal e que vive com Miguel, um músico-contrabandista viciado em heroína. Em fuga para a Espanha, Paco é perseguido por bandidos interessados no pacote, que trazia um violino com diamantes escondidos.
MOSTRA PRÉ-VESTIBULAR
filmes selecionados para os vestibulares da UFBA e UESB           
11/11/11 - 20 horas.
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, de Glauber Rocha, 125 min. Brasil, 1964. 
 
 O sertanejo Manoel e sua mulher Rosa levam uma vida sofrida no interior do país, uma terra desolada e marcada pela seca. No entanto, Manoel tem um plano: usar o lucro obtido na partilha do gado com o coronel para comprar um pedaço de terra. Quando leva o gado para a cidade, alguns animais morrem no percurso. No momento da partilha, Manoel se desentende com o coronel, o  mata e resolve ir embora com sua esposa deixando tudo para trás.
MOSTRA PRÉ-VESTIBULAR
filmes selecionados para os vestibulares da UFBA e UESB 


04/11/11 - 20 horas 
ADEUS, LÊNIN!, de Wolfgager Becher, 118 min. Alemanha, 2003
 
Alexander, em 7 de outubro de 1989, durante as festividades pelos 40 anos da RDA, vai às ruas do lado oriental de Berlim, onde vive com a família, para protestar contra o governo. Mistura-se aos manifestantes que sua mãe, professora identificada com o regime de orientação soviética, condena. Alexandre definia sua mãe como "casada com a pátria socialista". Um ataque cardíaco, no entanto, a deixa em coma no hospital durante oito meses, tempo suficiente para que não assista à queda do muro de Berlim e a implantação no país do sistema capitalista. Quando afinal desperta, Alexander quer preservá-la do choque e a leva para o apartamento da família, cuidadosamente preservado como se a RDA ainda existisse
MOSTRA PRÉ-VESTIBULAR  filmes selecionados para os vestibulares da UFBA e UESB       
 22/10/2011, 20h 
CENTRAL DO BRASIL, de Walter Salles, 112 min, Brasil, 1998.

Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai. À medida que vão entrando país adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.






 14/10/2011, 20h
LINHA DE PASSE, de Walter Salles e Daniela Thomas, 113 min, Brasil, 2008. 
"Linha de Passe” narra o conturbado dia-a-dia de quatro irmãos e uma mãe que, por conta dos limites da vida, tentam se reinventar a todo instante. Reginaldo (Kaique Jesus Santos), o mais novo e único negro na família, se sente deslocado pela sua diferença racial e passa a procurar obsessivamente seu pai biológico; Dario (Vinícius de Oliveira) sonha com uma carreira de jogador de futebol, mas, aos dezoito anos, não consegue de forma alguma um espaço dentro de um clube esportivo; Dinho (José Geraldo Rodrigues), que esconde um passado comprometedor, busca redenção na religião evangélica; Dênis (João Baldasserini), o mais velho e o mais ousado dos outros irmãos, tenta correr atrás de seus objetivos em cima de uma motocicleta. No centro desta família está Cleuza (Sandra Corveloni), 42 anos, grávida do quinto filho. Ela trabalha duro como empregada doméstica enquanto luta para manter os filhos na linha

7/10/2011
     
Abril Despedaçado, de Walter Salles, Brasil, 2001, 95 min. Classificação: 12 anos Abril 1910 - Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois : os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu, Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. 
23 e 24/09/11, 20h
Acácio, de Marília Rocha, 80 min, P&B e Cor, Brasil, 2008.
Depois de 30 anos vivendo em Angola, o etnólogo português Acácio Videira, acompanhado por sua esposa, Maria da Conceição, muda-se para o Brasil, trazendo na bagagem um extenso registro material da vida dos povos angolanos e dos colonos portugueses. Entrelaçando lembranças, imagens e relatos pessoais, o filme empreende uma jornada afetiva ao passado do casal ao mesmo tempo em que reconstitui os laços históricos e políticos dos três países em que viveram.
 A sessão faz parte da distribuição alternativa na Rede Nacional de Cineclubes numa parceria firmada entre a Teia (produtora de Minas Gerais), a Lume Filmes, o Cine Mais Cultura e o Conselho Nacional de Cineclubes.
 30/09/2011, 20h
A falta que me faz, de Marília Rocha, 85 min, Cor, Brasil, 2009.
Durante um inverno, rodeadas pela Serra do Espinhaço, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem ao seu redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo.
 A sessão faz parte da distribuição alternativa na Rede Nacional de Cineclubes numa parceria firmada entre a Teia (produtora de Minas Gerais), a Lume Filmes, o Cine Mais Cultura e o Conselho Nacional de Cineclubes.


Quinta, 04/08, 19:30
Nelson Freire, de João Moreira Salles, 102’, cor, Brasil, 2002.
 
Nelson Freire conta a história do menino-prodígio do interior de Minas que se tornou unanimidade internacional.  Filmado no Brasil, na França, na Bélgica e na Rússia, o documentário acompanha a rotina de Nelson em concertos e recitais, desde o primeiro contato com o piano até a recepção dos admiradores no camarim. Uma música extraordinariamente bela pontua o filme: Nelson toca Brahms, Schumann, Tchaikovsky, Chopin, Bach, Gluck, Villa Lobos, e interpreta Rachmaninoff a quatro mãos com Martha         Argerich.
MOSTRA TURNÊ
05/08/2011, 19:30  Daguerreótipos (Daguerréotypes), de Agnes Varda, 80 min, Cor, França, 1975.
“Daguerreótipos não é um filme sobre a Rua Daguerre, pitoresca rua do 14o distrito de Paris, mas sobre um pedacinho desta rua, entre os números 70 e 90: um documento modesto e local sobre alguns pequenos comerciantes, um olhar atento sobre a maioria silenciosa, um álbum de bairro: são os retratos stéreo-daguerreotipados, arquivos para os arqueo-sociólogos do ano 2975. Enfim, é a minha Ópera-Daguerre.” (Agnès Varda) Indicado ao Oscar 1975, na categoria Documentário de longa-metragem Prêmio dos Cinemas de Arte e Ensaio 1975.
                                     
  cidade desterro, de Glaucia Soares, 15’, Cor, Brasil, 2009.
Um filme como despedida. Depois de onze anos resolvi trocar Fortaleza pelo desterro. Deixar meus objetos pela cidade e fazer um filme foi o jeito que encontrei pra dizer adeus.
  MOSTRA CIDADE-CINEMA (cineclub do projeto RiodecontasImaginaria)
Quinta, 11/08, 19:30
Buena Vista Social Club, de Wim Wenders, 100’, cor, Cuba, 2000.
Em 1996, o guitarrista Ry Cooder foi à Cuba gravar um CD com músicos que estavam no ostracismo. Dois anos depois, voltou à ilha na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe para filmar este documentário. Em seu testemunho, Wenders se isenta de comentários políticos e privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos. 
MOSTRA TURNÊ  
Sexta, 12/08, 19:30 -
Supermemórias, de Danilo Carvalho, 20’, Cor, Brasil, 2010.
Um olhar poético sobre a cidade de Fortaleza-CE a partir de registros caseiros de super 8mm das décadas de 60, 70 e 80. Este é um fruto de uma manifestação da cidade no ato de doar sua memórias para uma poesia coletiva.
Conduzido por uma série de pequenos filmes caseiros que mostram famílias e lugares que já não são os mesmos.
Quinta, 18/08, 19:30 - 
Os Doces Bárbaros, de Jom Tob Azulay, 55’, cor, Brasil,1976
Para comemorar seus dez anos de carreira, em 1976, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso formaram um conjunto para se apresentar nas principais cidades brasileiras. Tudo ia bem quando Os Doces Bárbaros se viram envolvidos num incidente policial em Florianópolis. Gil e o baterista Chiquinho Azevedo foram presos e uma luta começou para que os dois fossem libertados.
MOSTRA TURNÊ
Sexta, 19/08, 19:30 -
Vista-mar, de Pedro Diógenes, Rúbia Mércia, Rodrigo Capistrano, Claugeane Costa, Henrique Leão e Victor Furtado, 12’, Cor, Brasil, 2009
"Se uma imagem vale mais que mil palavras essa vista custaria uma biblioteca inteira"
San Pedro, de Alexandre Veras,15’,cor, Brasil, 2005.
O prédio antigo de nome São Pedro, na Praia de Iracema de Fortaleza, onde morava um Eduardo, que escreveu uma poesia, que nos contava de um tempo outro. San Pedro é um processo investigativo de linguagens: vídeo, dança e literatura.
 
Quinta, 25/08, 19:30 
Gimme Shelter, de Albert Maysles, 90’, Cor, EUA, 1970
O documentário "Gimme Shelter" é mais do que um filme sobre o mundo do rock, é um decreto do fim do sonho da geração paz e amor (e o avesso de "Woodstock - O Filme"). Durante três semanas, os realizadores acompanharam uma turnê dos Rolling Stones realizada logo após a morte de um de seus fundadores, o guitarrista Brian Jones. A turnê culmina com o fatídico show de Altamont, Califórnia, em dezembro de 1969, onde, após uma crescente onda de violência, um homem negro é assassinado por um integrante dos Hell´s Angels, contratados como seguranças do evento, em frente à câmera.  MOSTRA TURNÊ
Sexta, 26/08, 19:30 - 
Poor gentileza, de Dado Amaral, 14’,Cor, Brasil, 2002
Documentário sobre uma experiência: diretor incorpora seu personagem, o Profeta Gentileza, e vai para a rua captar as reações do povo carioca. O "lado B" da cidade, espaço de atuação de um dos personagens mais marcantes do Rio de Janeiro, o Profeta Gentileza.
O Mundo Bate do Outro Lado da Minha Porta, de Ticiano Monteiro,11’, cor, Brasil, 2006.
 Trata-se de uma performance para vídeo que mostra uma situação absurda e onírica de um homem habitando um quarto situado no meio das águas de um rio.
6a feira - 19:30h - 29/07/11
Edifício Máster, de Eduardo Coutinho, 110 min, Cor, Brasil, 2002. 
Durante 7 dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.
5a feira - 19:30h - 28/07/11       
A cidade das mulheres (La Città delle Donne ), de Federico Fellini, 149 min, Cor, Itália e França, 1980.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
Durante uma viagem de trem, Snàporaz é seduzido por uma bela mulher. Seguindo-a, ele acaba vivendo uma fantasia, metade sonho, metade pesadelo; na cidade das mulheres, um lugar, onde por ser o único homem, é ao mesmo tempo reverenciado e julgado. 
MOSTRA CINEMA ITALIANO
sesta feira  22/7/2011, 19:30
Daguerreótipos (Daguerréotypes)Direção : Agnes Varda, França, 1975, 80 min .
 “Daguerreótipos não é um filme sobre a rua Daguerre, pitoresca rua do 14o distrito de Paris, mas sobre um pedacinho desta rua, entre os números 70 e 90: um documento modesto e local sobre alguns pequenos comerciantes, um olhar atento sobre a maioria silenciosa, um álbum de bairro: são os retratos stéreo-daguerreotipados, arquivos para os arqueo-sociólogos do ano 2975. Enfim, é a minha Ópera-Daguerre.” (Agnès Varda) Indicado ao Oscar 1975, na categoria Documentário de longa-metragem Prêmio dos Cinemas de Arte e Ensaio 1975 






















 quinta feira    21/ 7/ 2011, 19:30 Parente Serpente (Parenti serpenti) Direção: Mario Monicelli, Italia, 1992, 96 min 
Uma família típica italiana se reúne na casa da nonna para ceia de Natal. Separados pela distância e estilos de vida diferentes, tudo transcorre em clima de festa. No entanto, as verdadeiras personalidades de cada um dos irmãos vão sendo expostas e minam, aos poucos, o clima festivo. Há, por exemplo, a irmã hipocondríaca e intrometida; a outra é frustrada por não ter filhos, e um dos casais tem uma filha adolescente e comilona que sonha ser bailarina. O que resta da fraternidade familiar vai por água abaixo quando os avós anunciam que decidiram morar com um dos filhos. A partir daí, começa um autêntico jogo de empurra, já que ninguém quer arcar com a responsabilidade. Assim, o mestre italiano Mario Monicelli, que dirigiu clássicos como 'A Grande Guerra' e 'O Incrível Exército de Brancaleone', destila seu humor cáustico e corrói a base da família tradicional italiana, numa comédia hilariante.
MOSTRA CINEMA ITALIANO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário